The marshmallow test, Vanilla Sky e eu. Uma intersecção. :)

Enquanto eu lia sobre o estudo, e os estudos que se seguiram, e as discussões sobre os estudos, não consegui deixar de linkar – como nunca consigo deixar de linkar nada nessa vida – a Vanilla Sky. Lembrei de quando o David Aames conhece a Sofia Serrano e vai pra casa dela e no final das contas, mesmo com o clima mais tchanam do mundo, eles NÃO transam. E ele justifica isso dizendo ser um pleasure delayer (adiador de prazer?!?), que basicamente é um hábito de se segurar o desejo até o último momento possível para, sei lá, potencializar o prazer. O prazer na espera, o prazer na expectativa. Sei bem como é isso. 🙂

E acabei descobrindo que existe na psicologia o termo delayed gratification, que fala justamente da habilidade em resistir às tentações de uma recompensa imediata e esperar por uma recompensa tardia. E muitas, mas muitas pesquisas mesmo tem relacionado essa habilidade de adiar a gratificação à uma série de outras atitudes positivas, como sucesso acadêmico, saúde física, saúde psicológica e competência social. E outras habilidades como paciência, controle dos impulsos, auto-controle e força de vontade, sendo que todas essas habilidades estão envolvidas na auto-regulação (a capacidade de uma pessoa de adaptar a si mesma conforme necessário para atender às demandas do ambiente.

Eu faço isso desde pequena. Quando como, principalmente. Sou daquelas pessoas que aguarda o melhor do prato pro final. Acabo comendo a melhor parte da refeição fria, mas gosto mesmo assim. E estabeleço pequenas recompensas para mim mesma sempre que tenho alguma coisa chata pra fazer. A velha frase de toda mãe: primeiro a obrigação, depois o lazer. O problema no meu caso acaba sendo que, como minhas obrigações NUNCA acabam, acabo quase nunca tendo a tal recompensa. Mas né? Saber que a recompensa existe já é alguma motivação.

marshmellow-test-604-cs050713

É difícil ensinar delayed gratification quando as crianças crescem esperando sempre uma recompensa grande e instantânea por todos os seus anos de estudo. Os impactos da sociedade e tendências da mídia atual têm o efeito de ensinar as pessoas a esperar por recompensas instantâneas. A ideia de ter que esperar por um bom emprego, conquistado através de trabalho começado por baixo, frequentemente frustra os jovens adultos na nossa socieade. Ese desejo por gratificação imediata não é apenas encontrado em ambientes de trabalho, mas também em relações interpessoais. Estudos atuais mostram que 45% dos casamentos vão terminar em divórcio. Sem a habilidade de adiar a gratificação, as pessoas têm uma tendência maior de terminar relacionamentos ao invés de trabalhar neles.

E não que eu seja a favor de casamentos eternos ou qualquer coisa que o valha. Acho que tudo o que não nos faz feliz deve ser imediatamente eliminado. Mas não dá pra ignorar o fato de que relacionamentos – sejam eles amorosos, familiares ou de amizades – são hoje mais descartáveis do que nunca. E me incluo nisso. Porque apesar de ser ótima em deixar o melhor do almoço pro final, ainda não desenvolvi minhas habilidades interpessoais o suficiente para lidar bem com conflitos e resolvê-los sem mágoas e ressentimentos.

No mais, assistam Vanilla Sky, assistam duas três mil vezes. Não tem uma vez sequer que eu assista esse filme e não acabe repensando a minha vida inteira.

2 comentários sobre “The marshmallow test, Vanilla Sky e eu. Uma intersecção. :)

  1. Vanilla Sky. Meu filme preferido desde meus 15 anos, quando assisti pela primeira vez essa obra!
    Encontrei o blog por outros motivos, mas acabei me deparando com esse post e fiquei feliz e impressionada pelo fato de alguém, assim como eu, achar o filme brilhante! Nunca conheci ninguém que achasse…

Deixe um comentário

