Raw Till 4 – mais detalhes

Já contei aqui no começo da semana que estou experimentando (e amando) a dieta Raw Till 4. E que sempre quis ser frugívora, e tudo mais. Falei muito sobre como eu me sentia e de como cheguei a essa decisão mas falei pouco da dieta em si. Como fiquei devendo, aqui vai.

Raw Till 4 é um programa vegano que foca em comer MUITAS frutas cruas (especialmente bananas!) e vegetais. Nada de produtos de fonte animal, e quase nad de gorduras ou sementes. Basicamente você come comidas cruas não processadas até as 16h. Depois você está liberado para cozinhar e comer algumas comidas benéficas, mas novamente, sem óleos para ajudar a flavorizar e cozinhar sua comida. Seguir essa dieta é realmente um desafio para quem está acostumado a comer derivados de animais, ou até mesmo para veganos acostumados a comer comidas processadas, mas a saúde, boa forma e níveis de energia falam por si só. Essa dieta não é milagrosa e com ela você não emagrece rapidamente. Raw Till 4 é um estilo de vida a longo prazo que vai fazer você se sentir incrível, manter seu corpo em equilíbrio e harmonia, e manter seu peso onde você quer que ele esteja. E tudo isso sem contar calorias, é o paraíso!

Basicamente todos os dias você come frutas e vegetais crus. Mas muito mais frutas. Cada refeição de frutas deve ter em torno de mil calorias, porém restrições não são permitidas. Ou seja, deve-se comer em abundância mesmo, sem ficar contando número de calorias ou escolhendo essa ou aquela fruta por ser mais light. Isso até as 16:00. E na verdade esse horário de 16:00 também não é nada fixo, o importante é que a sua última refeição com frutas seja pelo menos duas horas antes da sua janta.

E aí na janta você come uma refeição quente de arroz, batatas, macarrão etc, com um mínimo de 500 calorias (mas, novamente, apenas para ter uma base, não há restrição calórica na Raw Till 4). Eu preciso muito desapegar desse lance de contar calorias depois de 3 anos de dieta restritiva, e estou tendo sucesso nisso. A maior parte das vezes em que pensamos em contar calorias, é sempre com a ideia de restrição ou qualquer visão negativa sobre elas. O que estou aprendendo agora é que contar calorias geralmente é só para me certificar de que estou comendo o suficiente. Geralmente acabo fazendo as refeições de frutas com muito menos do que mil calorias então preciso incorporar mais frutas nessas receitas… Contar calorias para comer MAIS, não MENOS.

O objetivo é consumir a maioria das suas calorias através de carboidratos, como frutas frescas, alguns vegetais e alguns amidos cozidos. Seus macronutrientes devem ser: 80% carboidratos, 10% gorduras e 10% proteínas. Carboidratos são uma das principais fontes de energia que usamos para nos sustentar durante o dia. Carboidratos não são ruins, eles são combustível! Nossos corpos não precisam de quantidades excessivas de gorduras e proteínas.

Um dia típico consiste de frutas como tâmaras, bananas, melões, morangos, etc, no café da manhã e almoço. No jantar, você pode comer uma porção grande de batatas preparadas como você preferir ou uma cumbuca grande d arroz com vegetais frescos ou no vapor.

Refeições de uma fruta só (monomeals) também são ótimas, especialmente quando estiver nos primeiros dias de Raw Till 4. Uma monomeal é ua refeição que consiste de apenas uma comida, como 10 bananas. E não, você não vai ter uma overdose de potássio. Seria impossível! Ao comer uma refeição com apenas uma ~planta~, você está dando ao seu corpo a chance de ir mais leve no processo digestivo e se recuperar de danos passados. É muito mais fácil para o seu corpo digerir 10 bananas do que comer uma variedade maior de frutas e vegetais de uma vez. Mas essa é apenas uma sugestão para ajudar o processo de recuperação de seu corpo, e é indicado como realmente benéfico.

A combinação de comidas também é importante. No começo pode ser um pouco confuso e embasbacante, mas rapidinho você pega o jeito. Algumas frutas não digerem muito bem combinadas com outras frutas. Por exemplo, melões tem muito mais água em sua composição e é melhor que sejam comidos sozinhos.

Ao se encher de carboidratos durante o dia inteiro, seu corpo não vai mais sentir desejo por “comidas ruins” ou petiscos sem substância. Estou apenas no oitavo dia de dieta e já perdi completamente a vontade de comer chocolate (eu tinha MUITOS DESEJOS INCONTROLÁVEIS por doces nesses três anos de dieta funcional) e até o café, que eu achei que seria impossível largar, larguei. Hoje foi o segundo dia não apenas sem tomar café, mas sem vontade de tomar café. Eu como para me sentir bem, e carboidrato puro faz isso para mim. Mas a dieta em si não proíbe totalmente consumir coisas como bolos, cookies e etc, desde que sejam veganos. Essa é uma dieta estritamente vegana!

Food Combining Chart

Comida não é o único aspecto importante na Raw Till 4. Hidratação é tão importante quanto. É recomendado que se beba de 3 a 4 litros de água por dia. Um de manhã cedo assim que acordar, um depois de cada refeição e mais de quiser. Beber muita água hidrata as suas células e mantém seu sistema em movimento.

Ao consumir uma dieta rica em carboidratos, você vai estar cheio de energia. E isso é ótimo! Você vai sentir vontade de se exercitar e ser mais ativo. Eu sou desas que se exercita todos os dias. Mas agora, com o pé quebrado estou me adaptando à dieta (bem mais fácil do que eu pensei!) e não vejo a hora de começar a me mexer mais. De acordo com as indicações da dieta, manter uma rotina consistente de exercícios é importante, e consistência é a chave do ~sucesso~.

O sono e baixos níveis de stress também são importantes. Dormir pelo menos 8 horas todos os dias é parte importante do plano (preciso incorporar isso, URGENTE!). O sono melhora sua saúde física, mental e emocional. Quando você não dorme o suficiente, você está deixando o seu corpo com pouca energia, o que diminui suas funções cerebrais, sistema imunológico, etc. Manter os níveis de stress baixos também é um componente enorme. Ao reduzir os níveis de stress e aumentando o sono você vai perceber uma diferença na sua saúde e felicidade. Mas isso é meio óbvio, né? Às vezes a gente tem que reforçar o óbvio… Entrar em sintonia com o seu corpo comendo mais carboidratos de fonte vegetal te dá uma nova perspectiva sobre você mesmo que você vai ver que é confortável e relaxante.

Aqui estão os princípios da dieta:

1. Somente comidas de origem vegetal são permitidas nesse programa. Nenhum produto animal, sem exceções.

2. Frutas e vegetais crus (especialmente frutas) devem ser ingeridos até as 4 horas da tarde (ou 2 horas antes da janta), e então uma janta cozida com bastante carboidrato de amido/raízes. Nenhuma comida cozida durante o dia.

3. No mínimo 800 calorias no café da manhã e no mínimo 800 calorias no almoço é o recomendado para obter sucesso. Então uma janta cozida rica em carboidratos de no mínimo 500 calorias. Tenha como objetivo no mínimo 2100 calorias por dia para mulheres, 3000 para homens.

4. Tenha como objetivo chegar o mais perto de 90/5/5 que for possível na divisão calórica: isso significa 90% de calorias provenientes de carboidratos e 5% de calorias provenientes de gorduras e proteínas. Tente manter a ingestão de gordura consistentemente abaixo de 10% e a ingestão de carboidratos consistentemente acima de 80%.

5. Mantenha-se hidratado! Você deverá fazer xixi de 8 a 12 vezes por dia, e sua urina deve ser clara. Beba um litro de água quando você acorda de manhã, e um litro de água em torno de 30 min anes de cada refeição para otimizar os resultados.

6. Sódio fragmentado (sal) deve ser mantido num mínimo absoluto. Abaixo de 1000mgs por dia e abaixo de 500mgs para saúde máxima. Use hervas, suco de limão etc sempre que possível no lugar do sal.

7. Óleo não é recomendado nesse programa. Deve ser mantido ao mínimo também. Aprenda a cozinhar (e comer) sem óleo e você vai ver imensos benefícios à sua saúde.

8. Alimentos devem ser comidos de modo integral e minimamente processados sempre que possível. Junk food veganas, carnes falsas, tofu e outras comidas do tipo não são recomendadas como fonte de alimentação regular. Minimize esses alimentos o máximo possível.

9. Coma orgânicos sempre que possível. O gosto é muito melhor e é melhor para o meio-ambiente.

10. Se possível, tente fazer um dia da semana 100% cru. Isso vai te ajudar a manter o foco na comida crua e manterá seu sistema o mais limpo e otimizado possível.

11. Fontes recomendadas de carboidratos cozidos são: batatas, raízes, arroz, macarrão sem glúten. Esses devem ser suas fontes principais no jantas, com outros vegetais como acompanhamento.

12. Nada de fruta depois da comida cozida, ou o resultado provavelmente será fermentação e má digestão. Se você ainda estiver com fome depois do jantar (ou com desejo de doces), significa que você não comeu frutas o suficiente duranye o dia para suprir as necessidades do seu corpo. Coma mais janta cozida no lugar e tenha como meta caprichar mais nas frutas no dia seguinte.

13. Grandes smoothies verdes são ótimos para obter as calorias necessárias no café da manhã e almoço. Bananas são uma ótima fonte. Outras frutas altamente calóricas como tâmaras e mangas também são ótimas fontes.

14. Calorias ilimitadas em todas as refeições, sem restrições. A maioria das calorias do seu dia devem vir de frutas. Não coma menos fruta durante o dia para economizar calorias para a sua janta. RT4 é sobre abundância em todas as refeições.

15. Grão de bico, lentilhas e feijões não são opções com alto carboidrato, então devem ser utilizados como acompanhamentos e não como fonte principal.

16. Mexa seu corpo diariamente. Encontre uma atividade que você ama e faça dela seu exercício divertido. Exercício é crítico para saúde e bem estar em geral; estiula seu metabolismo e faz com que tudo flua bem. Além do mais, é ótimo para o seu humor! Suar regularmente vai promover resultados ótimos para a saúde nesse estilo de vida.

17. Certifique-se de descansar o suficiente, relaxar e dormir bem. Aprender a incorporar um bom descanso, ir dormir cedo, e padrões regulares de sono em sua vida vai melhorar sua saúde em geral de maneira significativa.

18. Pegue sol. Banho de sol de corpo inteiro é recomendado, pelo menos 20 minutos todos os dias. Absorva sua vitamina D e aumente seu senso de bem estar.

19. Se necessário, suplemente a B12 com injeções ou sublingual. Em torno de 40% da população (vegana ou não) tem deficiência de B12, e isso pode prejudicar muito seus resultados.

20. Pratique gratidão e emoções pacíficas durante suas refeições, e não esqueça de cultivar um pouco de amor próprio!

E é isso.

2 comentários sobre “Raw Till 4 – mais detalhes

  1. Oiii Geórgia! Eu lembro de quando você comentou dessa dieta q você estava fazendo e achei meio doida na hora, mas depois de ver uns documentários, falando sobre comer comida crua e tal, e também depois de perceber que mamão deve ser umas das melhores coisas do mundo, resolvi ler um pouco mais sobre o rt4. (além de ser um jeito de eu conseguir virar vegetariana/vegana).
    Mas é claro que tem as pessoas que criticam, né, assim como criticam qualquer outra coisa.
    Vou ler mais sobre o assunto, assistir os vídeos da Freelee, mas eu queria saber: tem como começar “devagar” essa dieta? tipo, “substituir” uma refeição por frutas e tal, até conseguir fazer tudo direitinho? Ou o único jeito de fazer é mergulhando de cabeça logo no início?
    Outra coisa, vocÊ já está na fase de emagrecer? ou ainda engordando? demora muito pra começar a emagrecer? (lembrando que eu faço exercícios físicos pelo menos 5x por semana, mas provavelmente numa intensidade menor que você)

    Beijos e boa dietaaa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s