Alimentação Natural (AN)

Há mais ou menos dois meses minha gatinha Patita foi diagnosticada com insuficiência renal crônica. Aos 5 anos e 9 meses de idade. Muito nova pra uma condição grave como essa.

Patita foi castrada aos 6 meses de idade, como todos os meus outros gatos. Nunca teve nenhum problema de saúde, mas sempre foi muito quietinha e anti-social – até porque os gatos machos aqui de casa são chatos e oprimem as minas.

Patita saudável, no apartamento.

Patita saudável, no apartamento.

Desde que nos mudamos do apartamento para uma casa percebi a mudança de comportamento dela, cada vez mais isolada e deprimida. Em algum momento de outubro de 2014 ela urinou com bastante sangue, mas na época eu não consegui identificar qual gato que tinha feito xixi naquele local. Esperei alguns dias e como não encontrei mais urina com sangue na casa acabei não conseguindo descobrir que era ela.

Patita - saudável 02

Uns dias depois ela se isolou na área de serviço, e não subiu mais para o segundo andar para fazer as refeições como de costume. Achei estranho, mas pensei que talvez ela estivesse comendo de madrugada ou durante o dia quando estou trabalhando. Depois de uns 4 dias, numa sexta-feira a noite comecei a ficar preocupada e fui oferecer whiskas patê para ela e ela não quis – o que é realmente raro, ela adorava whiskas patê. No sábado de manhã, dia 10 de janeiro, de manhã cedo tentei novamente e ela negou outra vez, levei ela ao veterinário e ela já ficou internada.

Patita - no hospital

O exame de sangue indicou uréia a 223,8 mg/dL e a creatinina 3,33 mg/dL. Ela ficou 4 dias internada com fluidoterapia até que os níveis de uréia e creatinina chegarem próximos ao normal. O novo exame de sangue, datado de 12 de janeiro, resultou em uréia 63,8 mg/dL e creatinina 2,95 mg/dL. Veio para casa dessa vez demonstrando mais apetite, mas ainda assim comendo muito pouco pois a ração renal é muito ruim! Seguindo a recomendação de amigos, comprei Royal Canin Renal Special e comecei a oferecer misturada com Royal Canin Renal sachê, e ela vinha comendo. Menos do que o normal, tanto que não recuperou nada do peso que perdeu. Mas pelo menos ela demonstrava ter fome, sempre vinha pedir pela comida nos horários.

No dia 30 de janeiro levei para retorno na clinica e ela fez novamente o exame de sangue, que resultou uréia 154,6 mg/dL e creatinina 4,11 mg/dL. A médica veterinária insistiu para que eu agendasse consulta com o cardiologista para verificar pressão sanguínea ou alguma outra cardiopatia que pode estar causando a insuficiência renal. Disse que não é insuficiência renal aguda, e sim crônica já que os níveis de uréia e creatinina voltaram a aumentar. Receitou 0,2 ml de cloridrato de renitidina a cada 12h, que tenho dado junto com as refeições (as 6h da manhã e as 6h da tarde). Também pediu que eu a levase duas vezes por semana para fazer fluidoterapia. Cada visita dessas custa R$ 60,00 então só estou conseguindo levar 1x por semana, aos sábados.

Patita 17 fev 04

Na sexta-feira dia 13 de fevereiro ela começou a ficar ofegante e com a respiração no abdômen, que o veterinário de plantão que a atendeu disse ser um sintoma de dor ou edema pulmonar. Levei ela para o hospital e auscultaram ela e não era edema. Mas ela passou a noite lá em observação e fazendo a fluidoterapia. Veio para casa no dia e estava “normal” desde então.

Quando relatei meu desespero com relação ao caso dela no facebook recebi depoimentos de muitos, MUITOS amigos que tiveram casos semelhantes com seus gatos ou souberam de gatos nessa situação, e todos me relataram o que fizeram e quanto tempo seus gatos viveram depois do diagnóstico. E em quase todos os casos em que os donos decidiram entrar com AN, os gatos viveram anos. Sim, anos.

O que eu estava esperando?

Não esperei mais. Entrei em contato com a Sonali, do Tendências Naturebas Pets e agendei a consulta. Preenchi o formulário infinito, bati cents fotos da menina e enviei tudo. A consulta foi ótima, a Sonali é super atenciosa e explica tudo nos mínimos detalhes, e no mesmo dia me mandou a dieta da Patita. Minha expectativa para essa dieta é apenas que ela viva mais do que dois meses que é a média de sobrevida dos gatos dos meus amigos que foram diagnosticados com insuficiência renal crônica. E que viva com qualidade, claro.

Preparei a primeira leva de comida, nem deu muito trabalho, a dieta é bastante simples, especialmente para quem já estava acostumada a cozinhar para si diariamente. Dividi as porçõezinhas pra semana, botei algumas no freezer e deixei duas na geladeira para servir.

Fiquei absolutamente surpresa porque a aceitação dela foi IMEDIATA. Ela simplesmente amou! Sim, eu sei, a ração renal é uma bosta, mas eu sempre leio relatos de como é difícil introduzir AN para gatos, porque eles são tão chatos para comer. Não foi o caso. Tanto que uma semana depois decidi implantar AN para as minhas cachorras também (só uma vez por dia, porque se não não dou conta).

E MAIS! Mandei e-mail sexta para a Sonali pedindo para aumentar a quantidade de comida da Patita porque ela não apenas come tudinho como ainda fica chorando pedindo mais!

Essa é a segunda semana de AN para ela, então estou esperando ansiosamente pelos resultados na balança (a pobrezinha está com 2,5kg só). Enquanto isso, estou apenas comemorando os progressos dessa mocinha. Sei que ela não vai viver os 16 anos que eu esperava que ela vivesse, mas que essas mudanças na dieta a ajudem a viver mais e melhor nesse resto de tempo que teremos juntas…

2 comentários sobre “Alimentação Natural (AN)

  1. Que bom ler isso! Estou dando AN há 6 meses pros meus. Um deles é renal. A Dra. Sonali também montou a dieta deles. Refiz os exames este mês e eu torcia apenas para manter a creatinina mas para minha surpresa baixou muito!!! Sou eternamente grata a ela! Boa sorte pra você e sua gatinha! Bjos

Deixe um comentário

