Por que votar numa feminista?

Quando comecei a página, pensei em fazer simplesmente “Vote numa mulher”. O fato de mulheres serem votadas de forma expressiva, mesmo que por questões do processo eleitoral brasileiro não sejam eleitas, já é uma mudança significativa.

Quanto mais mulheres eleitas, melhor. Sempre é bom ver uma mulher no comando político, pois são poucas. Elas enfrentam uma carga de críticas muito mais pesada que seus colegas homens e mesmo assim continuam trabalhando pela sociedade, acreditando que podem fazer a diferença na política.

10538407_932529910097254_8343561656991522427_n

Eu apoio todas as candidatas mulheres e esse ano vou votar em mulheres para todos os cargos. Cada mulher que sobe leva muitas com ela. Cada mulher que cumpre seu mandato no governo inspira mais mulheres. E eu acredito que, mesmo que o número de mulheres candidatas tenha aumentado recentemente apenas por conta da lei dos 30%, nós podemos chegar mais longe do que isso e um dia conseguirmos a paridade. Ou melhor, teremos 51% da representação.

Mas então porque especificar “Vote numa feminista”? Porque as feministas, apesar das diferenças de opiniões e vertentes, compreendem que é necessário, sim, ajudar as mulheres a quebrar e transpor as barreiras impostas pelo patriarcado e pelo machismo. É preciso que o Estado atue no sentido de garantir direitos às mulheres – não só escrevê-los em papel, e de levar essa garantia de direitos aonde as mulheres estão – com recursos: delegacias, hospitais, profissionais especializados, com formação política. É papel do Estado diminuir as diferenças históricas de oportunidades que homens e mulheres tiveram e ainda tem no Brasil.

Outro motivo importante para a minha decisão de apoiar candidatas que se declaram abertamente feministas é a coragem de assumir uma posição ainda odiada e mal compreendida na nossa sociedade. Feministas ainda são vistas como as bruxas más. A sociedade talvez possa conceder voto a uma mulher que considere “correta”, “boa”, “disciplinada”. Mas votar em uma feminista, numa mulher que todos falam que é uma “bruxa”, uma “louca”, uma “destruidora de lares”, que “vai direto pro inferno”, nunca.

Àquelas mulheres que não tem receio de levantar a bandeira do feminismo, mesmo com todos os olhares negativos e o preconceito, meu apoio. Vote você também numa feminista!

(Esse texto lindo foi postado originalmente na página do Facebook Vote numa feminista, idealizada e mantida pela Sharon Caleffi.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s