Natação + Bike + Corrida = Triatlo!

Não sei se é o fato de eu ser professora, ou o fato de ser capricorniana, só sei que amo metas, planejamentos, prazos, planilhas, rotinas. Iso tudo me ajudou a gostar de correr do jeito que eu gosto. Eu não consigo correr só por correr – até queria! Vejo amigos meus correndo sem compromisso, só pela atividade física em si, mas pra mim não funciona assim. Preciso ter uma prova para me preparar, uma data, um treino para seguir. AMO uma checklist, e tenho várias, pra tudo.

Maratona de Porto Alegre, 18 de maio de 2014

Maratona de Porto Alegre, 18 de maio de 2014

Um mês antes de eu cumprir a meta davida, eu já estava pensando: o que virá em seguida? Eu já vou chegar no topo do topo (para mim e para os meus padrões, claro, sei que tem gente que faz bem mais e bem mais lindo) de tudo que eu já sonhei no que diz respeito a atividade física, e agora? Qual o próximo desafio?

Bom, eu não precisava ser nenhuma jênia para chegar a conclusão mais óbvia. Eu já pedalava antes de correr (mountain bike) e já amava a minha bike linda. Só faltava incluir a natação e tchanam! Triatleta! O pequeno problema era… Não sei nadar. Mesmo. Nada.

Quando eu tinha uns 10 anos minha mãe me botou na natação e, óbvio, eu fui um fracasso absoluto. Coordenação zero, preguiça master, fiz MESES de natação e nunca saí da pranchinha. Na minha primeira e única competição eu fiquei em décimo sexto lugar (leia-se ÚLTIMO). E fui a única criança que usou pranchinha. Coitada, que vergonha. Mas fui mesmo assim. Umas semanas depois “perdi” meu maiô (acho que foi algo inconsciente) e parei de ir pras aulas. Ou seja, nunca aprendi a nadar. Mas, sempre gostei de estar na água. Nadar cachorrinho sempre me bastou, e virar cambalhotas na água também. Só que ninguém vira triatleta nadando cachorrinho, acho.

Eu já tinha colocado nas minhas metas a médio prazo que em 2016 faria natação e em 2017 começaria a participar de competições de triatlo. Isso porque em 2015 eu tava querendo MUITO participar da Maratona de Boston. Mas de repente isso não me pareceu legal o suficiente, então joguei a Maratona de Boston pra 2017 e puxei o triatlo pra AGORA. Pronto. Já comecei a fazer o bom e velho checklist. O que fazer, como fazer, por onde começar, como encaixar os treinos na minha rotina maluca. Procurar uma escola de natação. Datas. Orçamentos. E descobri que existem algumas classificações diferentes para provas de triatlo, de acordo com as distâncias percorridas.

Sprint: 750 metros de natação / 20 km de bicicleta / 5 km de corrida
Olímpico: 1.5 km de natação / 40 km de bicicleta / 10 km de corrida
Meio-Ironman ou Ironman 70.3: 1.9 Km (1.2 milhas) de natação / 90Km (56 milhas) de bicicleta / 21Km de corrida (13.1 milhas)
Ironman: 3.8 km (2.4 milhas) de natação / 180 km (112 milhas) de bicicleta / 42 km (26.2 milhas) de corrida

Bom, me preparar para uma prova de Sprint não me parecia nada do outro mundo pra quem já estava treinando para passar mais de quatro horas correndo sem parar.

Uma semana antes da maratona de PoA eu já estava mais empolgada com o desafio seguinte do que com a maratona em si. The thrill of the chase. O caminho sempre é mais legal do que a chegada. Assim que chegasse de PoA, depois de uma semana de folga sem atividade física nenhuma, iria começar a tal da natação. E as sensações que eu tinha eram muito legais. Eu tava muito animada, mesmo. Eu não lembro da última vez em que APRENDI alguma coisa nova, em que tive que ir pra escolinha. Tava me sentindo criança, nervosa. Será que eu ia fazer novos amiguinhos? Será que a profe ia gostar de mim? Será que eu ia travar na primeira dificuldade?

Incrivelmente na minha primeira aula eu já consegui passar do macarrão para a pranchinha e da pranchinha para ferramenta alguma e dar minhas primeiras braçadas de crawl. Na terceira aula já estava nadando costas, e essa semana, minha terceira, descobri que nasci para nadar peito. Foi muito fácil para mim, consegui de primeira, e toda a dificuldade que eu estava sentindo com o crawl e o costas simplesmente não existiram no peito. Tenho que reconhecer que natação é um monstro de outro mundo para mim. Depois de já ter corrido mais de mil e quinhentos quilômetros, eu descobri que existem mais músculos nas coxas que eu ainda não tinha conhecimento. Sinto dores depois de toda aula como se não tivesse condicionamento físico nenhum. E confirmo a suspeita de que sou completamente descoordenada. Nadar é algo do tipo tocar bateria, parece que cada parte do corpo tem que fazer um movimento completamente diferente do outro… E o que falar desse lance de respirar pela boca?!?

Mas, sigamos. No momento, estou treinando para a Meia Maratona de Gaspar, em julho. Depois tenho algumas provas agendadas ainda para 2014. Até dezembro espero já saber nadar bonito pelo menos os três estilos – não faço questão nenhuma de borboleta – para em 2015 comprar minha bike de triatlo e começar o treino oficial para minhas primeiras provas… Por enquanto estou tentando equilibrar as três modalidades nos treinos, correndo e academia nas segundas, quartas e sextas e nadando e pedalando nas terças e quintas. Longuinhos no domingo. E essa vida é cansativa, viu. Mas vale tanto a pena… 😀

3 comentários sobre “Natação + Bike + Corrida = Triatlo!

  1. Só eu que fico de queixo caído ao ver tuas conquistas assim? Tão leves e gostosas?…
    Tu faz por prazer, paixão! Não é aquela coisa da maioria dos atletas que diz “eu TENHO que fazer isso, PRECISO daquilo”, não! A Geórgia é fina e organizada e vai atrás do que ela QUER fazer! E conquista… e CURTE cada passo.
    Issaê! Quando eu “crescer e for grande” quero ser assim também! 😛

  2. Gê, você é uma inspiração pra mim, parabéns pela sua determinação, não entendo de signos e mapa astral, mas deve ter algo no meu mapa que me dá uma preguiiiiça….
    Também quero, a longo prazo, ser Ironwoman… haha
    Continua no foco, bjs

Deixe um comentário

