Vereadores de Blumenau

Incentivada pelo meu troll de estimação no Facebook, fui pesquisar o que andam fazendo nossos vereadores. E fiquei surpresa.

O Presidente da casa, Vanderlei de Oliveira (PT), que já está por lá há três legislaturas, já apresentou 52 projetos de lei. Destes, PASME!, 46 (sim, QUARENTA E SEIS) foram projetos de mudança de nome de rua ou mudando nome de rua. Sim. O cara está lá basicamente com a função de nomear ruas. E se elege, e se elege de novo e se elege mais uma vez. Dois projetos não tinham a ver com nomes de ruas ou de associações de moradores:

* Isenta do pagamento do transporte coletivo urbano, os componentes da corporações militares sediadas em Blumenau.

 * Declara de utilidade pública a ACIMPEVI – Associação Comercial e Industrial da Micro e Pequena Empresa do Vale do Itajaí com sede e foro em Blumenau.

O Vice-presidente, Roberto Tribess (PMDB), é tipo o recordista de projetos. Em uma única legislatura, apresentou 62. Dez a mais do que o cara que já tá lá há quase 12 anos. Aparentemente, é o vereador da acessibilidade. Alguns projetos até me chamaram atenção, como:

* Determina a instalação de caixa eletrônico em leitura Braille nas agências bancárias estabelecidas no município.

* Dispõe sobre a obrigatoriedade de dedetização para os estabelecimentos comerciais que disponibilizem alimentos perecíveis para consumo, no município de blumenau.

* Institui o Programa de Redução do Aquecimento Global no município de Blumenau.

 * Dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de semáforos providos de emissões sonoras, nas faixas de segurança para a travessia de pedestres do município de Blumenau

 * Institui pesquisa de opinião pública sobre a qualidade dos serviços de saúde prestados pelo município.

 * Fixa prazo para consultas médicas e exames de saúde das pessoas idosas na rede pública municipal de saúde.

 * Cria o “Programa Esporte na Melhor Idade”.

 * Dispõe sobre estímulos fiscais aos contribuintes que incentivarem o desporto e as atividades desportivas e culturais.

 * Dispõe sobre a instalação de brinquedos adaptados ao uso das pessoas portadoras de deficiências físicas nos parques públicos ou privados de diversões.

 * Determina a instalação de equipamentos para uso de pesoas idosas ou deficientes no Terminal Rodoviário Prefeirot Hercílio Deeke.

 * Dispõe sobre o uso de copos reutilizáveis, nos órgãos e entidades da administração pública municipal. (gente, amei essa!!!: “Nos órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do município de Blumenau é obrigatório o uso de copos reutilizáveis (canecas ecológicas), no consumo de bebidas em geral, não alcoólicas, pelos servidores públicos em serviço.”)

 * Inclui a disciplina Educação para a Cidadania no curriculo das escolas municipais do ensino fundamental.

O Marcos da Rosa (DEM), Primeiro Secretário, todo mundo já conhece, é aquele escroque que queria instituir a Comenda da Família. Dos 14 projetos que apresentou, nenhum prestou. O projeto de lei que instituía a política municipal antipichamento foi retirado.

O Segundo Secretário, Jens Juergen Mantau (PSDB) é o rei das “Semanas”. Só apresentou projetos de lei instituindo semanas municipais. De tudo que você imagina. Deve até ter semana municipal da conscientização do Mc Donald’s lá. Semana de conscientização dos direitos dos animais que é bom, nada.

O Adriano Pereira (PT) propôs dois projetos legais que foram aprovados, aliás: instituiu o Dia Municipal da Proteção Animal e a Semana de Proteção e Bem Estar Animal no município de Blumenau. E só, praticamente.

No meio da pesquisa – sim, agora mesmo –  eu decidi parar de pesquisar o que os caras apresentaram (sim, os caras, porque não temos nenhuma mulher vereadora – sintomático, hein?) para ver o que de fato eles andam aprovando. Desculpa ter feito você ler até aqui, mas… O ano de 2013 foi um festival de nomes de ruas e instituições de semanas municipais de qualquer coisa. Fiquei meio assustada de ver quanto tempo se perde votando esse tipo de matéria. Não que eu ache que as ruas não precisam ser nomeadas, mas porra, fazer só isso? Serião?

Chegando a essa conclusão, de que nossos vereadores fazem muito pouco, desisti de gastar meu precioso tempinho de sábado de manhã lendo projetos de lei que instituem a semana da janela telada e vou estudar porque não tá fácil pra ninguém. Mas ó: estamos de olho.

4 comentários sobre “Vereadores de Blumenau

  1. Olá Invisto um tempo para responder, e responder a Ana, que republicou nas redes, respondo em virtude da amizade que tenho pela família. Pelo menos de minha parte. Primeiro para informar que o rainfalls, deveria ser renomeado para ruim e falso. Segundo para dizer que o Seu pai, sua mãe e outros não devem concordar com a expressão….m…, de vereador. Sabem ou podem relembrar de quanto tempo tenho tirado para pelo menos, atender nossa população. Depois não acredito que uma filha da minha colega de trabalho, Zita e meu colega de conversas, Valmir, desrespeite minha pessoa e minha família, com a expressão divulgada. Não vou discorrer sobre meus trabalhos, pois me seria impossível pelo tempo que não possuo. No entanto, se persistir dúvidas, me coloco pessoalmente para maiores esclarecimentos. lembro também, que além de ver vocês crescerem, continuo vendo a casa de vocês quase todos os dias. atenciosamente. Vanderlei.

    • Olá Vanderlei,

      Não lembro de ter usado a palavra “merda” em meu post. Aliás, não acho que eu tenha sido desrespeitosa em nenhum momento com nenhum dos vereadores. Apenas avaliei, um a um, os projetos apresentados por todos.
      Acho que se você quer responder a “Ana” (não sei quem ela é), deveria ir lá no facebook dela.
      Esse blog é meu, Geórgia, e você não me viu crescer (apesar de talvez conhecer minha mãe).

    • Isso é uma resposta ou uma ameaça? … lembro também …. que continuo a ver a casa de vocês todos os dias?

      Que é isso? Fala sério vereador, ou o senhor está vendo muito filme americano como “Ainda sei o que vocês fizeram no verão passado”, ou o senhor estava nervoso por não ter o costume, como muitos brasileiros não tem, de ver um comentário honesto e direto, sem meias palavras, e respondeu na pressa, ou o senhor não mede as próprias palavras.

      Quem escreveu o texto esta em oposição, e olha que não se trata de oposição partidária (tem muitos outros vereadores de outros partidos mencionados), e tem o direito sim de relatar fatos.

      Agora o senhor responder desta maneira ai a situação começa a ficar perigosa.

      Afinal, é falta de prática de responder acusações, não pessoais e sim de oposição, ou será que o velho ditado “quem não deve não teme” se aplica aqui?

      Por favor faça suas próximas réplicas com mais atenção.

      Daqui a pouco chamo o Robocop, que veio fazer um curso de reciclagem com o Capitão nascimento, e mando ele tirar sua roupa preta!

  2. Pingback: Os Planos Municipais de Educação e a tal ~ideologia de gênero~ | Georgia Martins Faust

Deixe um comentário

