Trivialidades

É uma tristeza que justamente as pessoas mais próximas de nós, nossa família e melhores amigos, justamente essas pessoas com quem a gente tem uma conexão cósmica e profunda, sejam justamente as pessoas com quem nós não podemos ter discussões cósmicas e profundas.

Um amigo veio me falar esse dias que conversar comigo é um “alivio“, porque ele pode falar sobre as coisas que gosta, e sobre os livros que lê. E na casa dele, essas conversas simplesmente não rolam.

Não, eu não sou um poço de cultura, não to me pagando de pessoa que tem super papo e manja de tudo. Até porque não há nada mais longe da verdade. Mas eu sou uma outra pessoa, de fora, alguém com quem talvez ele não precise pisar tanto em ovos na hora de falar alguma coisa.

Isso, entre outras coisas, me deixou um tanto quanto pensativa com relação a esses relacionamentos familiares (to incluindo aqui amigos muito próximos como familiares) e o jeitinho que se dá para que esses relacionamentos sejam ainda mais superficiais do que as conversas casuais de chat de facebook. Como pode que justamente aquelas pessoas que mais conhecemos e que mais nos conhecem serem justamente aquelas com quem menos podemos conversar?

Eu vivi um problema parecido que me deixou muito chateada e que na verdade foi o que me acendeu a luz amarela sobre esse assunto pela primeira vez. Em conversas com outros amigos escutei relatos parecidos. No geral, as pessoas próximas não se interessam muito por nada que não seja as fofocas mais imediatas, do tipo o que você fez de legal essa semana ou quem você tá pegando no momento. Mas ninguém, ninguém mesmo, quer saber qual é a sua opinião sobre aquele tema cabeludo. Nem quando aquele tema cabeludo é algo que você entende, estuda, pesquisa ou trabalha.

Aos poucos me acostumo com isso.

Um comentário sobre “Trivialidades

Deixe um comentário

