E que entrem os palhaços.

Judi Dench é diva. Ela é linda. Uma das maiores atrizes do teatro da história. Em 2010 ela fez uma participação mais do que especial no The Proms. O tal The Proms, ou The BBC Proms, ou The Henry Wood Promenade Concerts apresentado pela BBC é uma série de concertos de música clássica que rola durante oito semanas no verão de Londres, no Royal Albert Hall, que já é um lugar tesão por si só.

Royal Albert Hall

“Prom” é a abreviação para “promenade concert”, um termo que se referia originalmente a concertos feitos ao ar livre nos pleasure gardens em Londres, onde a audiência ficava a vontade para caminhar enquanto a orquestra tocava. Um amor só.

Voltemos a Judi Dench. Em 2010, lá foi ela participar do The Proms. E foi aí que eu descobri Send in the clowns. Essa música foi escrita para o musical A Little Night Music. É uma balada no Ato II onde a personagem Desirée reflete sobre as ironias e decepções da vida dela. Entre outras coisas, ela relembra um caso que teve anos antes com o advogado Fredrik. Encontrando ele depois de muito tempo, ela descobe que ele está em um casamento “não-consumado” com uma mulher muito mais jovem. Ela propõe casar com ele para resgatá-lo dessa situação, mas ele a rejeita, mencionando sua dedicação à noiva. Reagindo a essa rejeição, Desirée canta essa música.

A expressão send in the clowns é usada no teatro quando as coisas não estão dando certo. Deu merda, mande entrar os palhaços. Pra fazer a platéia rir, pra disfarçar o constrangimento dos atores. E era isso que a personagem queria. Ela estava puteada, e triste e arrependida, deu tudo errado na peça da vida dela, então mande entrar os palhaços. E a Judi… Ah, a Judi… A música foi regravada por cents outros artistas, inclusive Frank Sinatra, mas o que ela fez nesse vídeo, sério. Te desafio a não se emocionar. Precisa não ter coração ou nunca ter sofrido de amor pra não se identificar com ela. Bota em tela cheia, vai.

Don’t you love a farce? My fault, I fear
I thought that you’d want what I want, sorry my dear

But where are the clowns? Send in the clowns
Don’t bother they’re here

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s