Mulheres donas da própria vida.

Esse vídeo é antigo e faz parte de uma campanha pelo fim da violência contra a mulher do campo e da floresta.

E é lindo. Todo lindo.

Penso que não há coisa mais importante e urgente dentro do nosso dia-a-dia do que todas nós, mulheres, sermos donas da nossa própria vida. E ao mesmo tempo é algo que se torna tão difícil estando dentro de um relacionamento. Até onde nós levamos a sério o “para o relacionamento dar certo, tem que ceder”? Tão a sério a ponto de nós sermos as que mais cedemos no final das contas, nós sermos aquelas que deixam a nossa vida pessoal para depois para priorizar a relação.

Eu já acho que uma relação que me impede de priorizar as minhas próprias conquistas não é uma relação que valha a pena ser vivida.

Hoje de manhã cedão estava correndo e fiquei pensando em meus relacionamentos do passado e cheguei a conclusão de que eu jamais estaria ali, correndo, super high de endorfinas e exalando felicidade e me sentindo fabulosa, se estivesse ainda junto com qualquer um dos bostas com quem me relacionei. Não, amigos, isso não é misandria, quem me conhece, ou conhece eles, ou sabe da minha história por cima, sabe também que realmente tive o dedo podre A VIDA INTEIRA. E, claro, meu perfeccionismo e minha mania de viver minhas experiências intensamente faziam com que eu me esforçasse ao máximo para que as coisas dessem certo, e isso incluía o tal do “ceder”.

E por isso eu não fiz faculdade quando quis, porque o ex não queria que eu estudasse (oi?!?!). Pois é, ele não achava necessário. Estudar pra que, se eu já tinha profissão e emprego? E por isso eu não fiz academia quando quis também, porque ele tinha ciúme dos caras que possivelmente iam ficar me olhando malhar (oi?!?!?). E por isso eu nem comia onde eu queria na praça de alimentação do shopping, porque ele achava que casais unidos de verdade comiam a mesma coisa, no mesmo lugar (oi?!?!?!?!?). No último relacionamento eu já estava feminista e era uma briga sem fim toda vez que eu queria sair de manhã cedo para treinar, e tinha que escutar chantagem emocional porque eu gostava mais de correr do que de ficar com ele. Mas dessa vez eu ia correr mesmo assim. Só que carregando uma culpa infinita nos ombros, e fazendo de tudo depois para compensar a minha trangresão de ter abandonado o pobrezinho por uma hora para fazer uma coisa que me fazia enormemente bem.

Queria que todas as mulheres soubessem que ficar sozinha não é tão ruim assim, e muitas vezes vale bem mais a pena. Posso contar nos dedos de uma mão as mulheres que conheço que estejam em relacionamentos que realmente as permita ser elas mesmas, realizar, brilhar, ter objetivos próprios. Mas tento ser otimista e sei que ainda vou estar viva para ver muito mais.

Um comentário sobre “Mulheres donas da própria vida.

Deixe um comentário

