Pegue duas pessoas normais, dê dinheiro a apenas uma delas e veja o que acontece

Meu amigo me passou o link para o vídeo de uma pesquisa cuja pergunta-problema era: Por que algumas pessoas que têm muito mais dinheiro que outras aparentemente são menos “legais” e mais “malvadas” com as pessoas ao seu redor? O link é esse AQUI.

O vídeo começa falando que em um estudo na California, 90% dos carros param na faixa de pedestre e os 10% restantes, que não param, são os carros de luxo. O pesquisador diz que os motoristas desses carros luxuosos chegavam a ter uma probabilidade três a quatro vezes maior de quebrar a lei do que motoristas de carros menos caros. Então, o pesquisador decidiu estudar o link entre riqueza e comportamento.

Aí começa a mostrar o vídeo de uma pesquisadora dando instruções para um participante. Ela diz que as balas que estão sobre a mesa são para as crianças que vão participar de uma pesquisa que vai acontecer depois. Mas diz que, se o adulto quiser, pode pegar. O resultado? Os participantes “ricos” pegaram duas vezes mais balas das crianças do que os participantes pobres.

Outra pesquisa testou a honestidade em contar os números que eram tirados nos dados quando o jogo envolvia dinheiro. As pessoas ricas (com renda entre 150 e 200 mil dólares por ano) “roubavam” no jogo quatro vezes mais que as pobres (com renda menor que 15 mil dólares por ano), sendo que o prêmio era de apenas 50 dólares.

Foram feitos, no final das contas, mais de 50 estudos com milhares de pessoas.

Eu tinha escrito mais mil parágrafos sobre os estudos e os resultados, o wordpress sumiu com tudo, então foda-se, assista o vídeo (infelizmente tá em inglês) e daí conversamos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s