Coletivo Feminista Casa da Mãe Joana.

Era uma vez eu e a Bruna Kloppel, as únicas representantes do Blogueiras Feministas em Blumenau. E achando sermos as únicas feministas em Blumenau MESMO. Porque nunca antes na história dessa cidade eu ouvi falar qualquer coisa que fosse a respeito de feminismo. Tipo nunca. Mesmo.

Não muito tempo depois, minha única amiguinha feminista se mudou para Florianópolis – foi fazer Ciências Sociais na UFSC, ai que chato, hein? E fiquei completamente sozinha. E é muito chato mesmo sentir que mais ninguém além de você mesma no seu círculo de pessoas de carne e osso gosta de determinada coisa e quer falar sobre essa coisa. É uma solidão ruim.

Até que um dia eu descobri a Katyane Cristina, via Alex Castro – grande muso inspirador da mudança gigante que aconteceu na minha vida em 2007. Uns bons meses depois me apareceu a Carol Mariano, também via Blogueiras Feministas e aos poucos eu fui percebendo que não estou(amos) sozinha(s) em Blumenau.

Abrimos um grupo despretensioso no facebook chamado Feministas em/de Blumenau. Assim, como quem não quer nada. E fomos convidando algumas conhecidas que achamos que iriam se interessar pelo assunto. E essas conhecidas chamaram outras. E hoje somos 95. NOVENTA E CINCO. Noventa e cinco gentes querendo discutir o papel da mulher na sociedade, a opressão do patriarcado, o empoderamento feminino.

E eu tinha razão: o assunto realmente nunca teve destaque nenhum no cenário blumenauense. Um tabu, talvez. Apesar de existirem algumas acadêmicas pesquisando gênero, elas estão/estavam escondidas dentro da universidade. E algumas já fugiram de Blumenau (previsível). E encontramos até algumas jovens mulheres que ainda estão no Ensino Médio, mas envolvidas com estudos feministas. A coisa foi tomando proporções de novidade (como se já não tivesse passado mais de 100 anos da primeira “manifestação feminista”) e estamos por aí, dando entrevistas em rádios e TVs, explicando quem somos, o que queremos e como pretendemos fazê-lo.

Aos poucos vou tentar compartilhar aqui o que temos discutido lá, mas por enquanto, sinta-se a vontade para participar do grupo que está AQUI.

2 comentários sobre “Coletivo Feminista Casa da Mãe Joana.

Deixe um comentário

