Ué, você não é feminista?

Ué, você não é feminista?

E eu me perguntava Tá, e daí? todas as vezes que a pergunta foi-me feita, sem entender exatamente o que isso significava. O que significa, afinal, ser feminista naquela situação? Basicamente nada.

Ser feminista hoje não apaga o fato de eu ter nascido onde eu nasci, ter sido criada onde fui, ter vivido imersa num caldeirão de idéias, cultura, ideologia, hábitos, costumes, métodos. Especialmente quando o assunto é temperamento, relacionamento e táticas de guerrilha para seduzir pessoas, carregar o rótulo de feminista na testa NÃO implica em absolutamente nada. Então, sim, eu provavelmente tenho uma postura mais crítica com relação às minhas atitudes, eu também acredito que o pessoal é político, eu  tento pensar e repensar as minhas maneiras de ver o mundo e interagir com ele, mas basicamente eu sou o resultado de tudo o que vivi. E algumas coisas estou decidida a mudar, mas outras simplesmente são parte de quem eu e não sei se é possível mudar apenas numa tomada de consciência (estou falando especificamente da minha timidez em determinadas situações).

Então sim, eu sou feminista, sim, eu amo a Rosie the Riveter, sim, eu acho que mulheres podem tudo e que o nosso lugar é onde a gente quiser. Mas eu ainda sou eu, e eu não vou entrar em nenhuma caixinha.

Rosie the Riveter

Eu já falei sobre isso no Blogueiras Feministas, no post Porque somos todas paranóicas, né? E não mudei muito desde então. Continuo me sentindo mulherzinha em alguns aspectos, continuo tendo outros comportamentos mais independentesdesapegados, com a diferença que agora, alguns anos depois, não me sinto mais culpada por isso. 🙂

Deixe um comentário

