Movimento dos Direitos Civis

Tô fazendo aquele curso no Coursera, Women and the Civil Rights Movement. Terminei a semana 2 agora.

E o tema nessas últimas palestras que assisti foi a luta contra a segregação no transporte público, especialmente nos estados do sul dos Estados Unidos, mas não apenas neles. Lutas judiciais, lutas nas ruas e um estudo de caso em particular de um boicote em Richmond, Virginia, que durou 9 meses.

A professora menciounou diversos casos com mais detalhes, tanto da história da Ida B. Wells, famosona nessa luta, mas também pessoas menos conhecidas mas que estavam lá lutando. Eu sempre penso Rosa Parks quando o assunto é Direitos Civis, mas não sei porque, não tinha me atentado às datas. Eu só pensava: nossa, Ida B. Wells fazendo o que fez e lutando contra o que lutou ali nas últimas décadas do século XIX e primeiras do XX… Isso foi tipo, AINDA ONTEM! Muito perto! Sério que ainda ontem as pessoas achavam que negros tinham que andar em bondes/ônibus/vagões separados???

E daí a professora mencionou a Rosa Parks e me lembrou: Rosa Parks foi na década de 50. Década de 50. Ainda hoje de manhã cedo.

E então eu vejo coisas do tipo o tal Marco Feliciano presidente da Comissão de Direitos Humanos e me surpreendo por que, né? A gente ainda está no escuro. E parabéns pra você que filtra a sua timeline ou que só convive com pessoas lindas e gateiras (meu caso, minha timeline é linda e cheia de bichinhos), mas o mundo ali fora, a pessoa comum, ou average ainda tá ali fora pensando nada muito diferente do que os caras de 1950 que AINDA estavam segregando pessoas no transporte público. Sabe, essas pessoas de hoje provavelmente são fihas, no máximo netas dessas outras que segregavam.

Então… O que se tira disso tudo é que o caminho é lento, longo, e estamos apenas no começo. Muita luta pela frente.

Deixe um comentário

