A responsabilidade é nossa

Eu tenho opiniões radicais e não fundamentadas teoricamente em lugar nenhum sobre a responsabilidade de cada um de nós com relação às “mazelas” da nossa sociedade, cidade, comunidade.

Eu acho que TODO MUNDO é responsável. E ponto. Todos, cada cidadão, cada habitante, cada qualquer pessoa que está em Blumenau é sim responsável pelos animais abandonados que temos hoje. Falo em animais abandonados porque trabalho diretamente com isso, sou protetora dos animais, tenho meus 6 gatos recolhidos da rua e já salvei a vida de tantos, mas TANTOS bichos que já perdi a conta. Mas pode aplicar essa afirmação a qualquer outra causa. Aos desabrigados. Aos órfãos. Aos que não vão ter o que comer hoje a noite. A CULPA pode não ser minha diretamente, já que eu nunca abandonei nem maltratei nenhum bicho, nunca abandonei nenhuma criança, nunca interferi diretamente na miséria de ninguém. Mas a RESPONSABILIDADE é.

photo

Porque se falhamos como sociedade em criar pessoas mais “humanas” (irônico que humano seja um elogio… discordo…) , mais caridosas, menos materialistas, falhamos TODOS. Eu e você. Pois fazemos parte desse caldo que é nosso bairro, nossa cidade, nosso estado, nosso país. Ou contribuímos com a merda, sendo idiotas e abandonando/maltratando animais, ou somos coniventes com a merda, não ajudando, não trabalhando, não conscientizando nosso vizinho que chuta o gato, comprando um animal de raça ao invés de adotar.

Eu, claro, gostei da iniciativa da nossa prefeitura de finalmente abrir uma Secretaria de Bem-Estar Animal, e fazer um convênio com a universidade local para castrar acho que 100 animais por mês e chipar e controlar o aumento populacional. Mas ao mesmo tempo me deu uma super sensação de incompetência, sabe? Eu acho que esse problema NÃO deveria precisar de INTERVENÇÃO do poder público. Eu acho que a gente TINHA que ter dado conta disso. Se eu adotasse e você adotasse, e todo mundo ajudasse o Seu Rogério (não sabe como? olha AQUI!), e todo mundo castrasse seus bichos e participasse de campanhas de conscientização, a gente precisaria só da polícia de vez em quando em casos de maus tratos e agressão, porque idiotas sempre existirão.

Mas se precisa da prefeitura entrar em ação e pegar a gente pela mãozinha e dizer #comofas, é um sinal de que não só idiotas sempre existirão como também de que a maioria de nós é idiota ainda e os poucos que fazem alguma coisa ainda são tão ínfimos que NÃO, NÃO CONSEGUIMOS DAR CONTA DA SITUAÇÃO. Somos todos, eu e você, incompetentes.

#xatiada

Deixe um comentário

